Conheça a história de Marlon e da sua exposição “Arte Têxtil: O Mundo por uns fios”

Postado em 14 de abril de 2016

Durante a realização do evento Fashion Colloquia São Paulo 2016, o aluno do primeiro ano do curso de Têxtil e Moda da EACH, Marlon Leal, teve a oportunidade de mostrar um pouco da sua criatividade com a exposição de sua autoria intitulada “Arte Têxtil: O Mundo por uns fios”.

A história de Marlon se iniciou a partir do seu interesse em cursar Têxtil e Moda na EACH. Oriundo de escola pública, o estudante chegou a ser aprovado em três diferentes universidades públicas no ano de 2015. Apesar da conquista, Marlon ainda não havia conquistado o seu objetivo final, que era ser aprovado na EACH. “Decidi continuar batalhando para ser aprovado para o curso de Têxtil e Moda da EACH e resolvi enviar um e-mail para a reitoria da USP contando toda a minha história. Dias depois, o Pró-Reitor de Graduação me respondeu. Eu quase não acreditei”.

O Pró-Reitor de Graduação, professor Antônio Carlos Hernandes, não apenas respondeu o e-mail de Marlon como também o convidou para conhecer um pouco da Universidade de São Paulo, pessoalmente. Na visita, o Pró-Reitor caminhou com o aluno da EACH pelas dependências administrativas da Reitoria, inclusive passando pelo gabinete do Reitor, e ainda o presenteou com um livro. “Estava apenas eu e ele na visita. Na despedida, ele me deu um presente que fez toda a diferença na minha vida. Fui presenteado com o livro“Nanoarte: A Arte de Fazer Arte”. Na obra há imagens de diversos materiais em escala nanométrica, uma escala cem mil vezes menor do que o olho humano pode observar.

De acordo com Marlon, o livro o inspirou a desenvolver o seu lado artístico. “Eu busco fazer com que as pessoas possam enxergar os fios e os tecidos de outra maneira. Abordo diversos temas nos quadros, utilizando bordados e fios”.

Trata-se de um método de construção artística feito inteiramente com fios. Os tecidos das telas são bordados com uma máquina especial para isso, mas a criatividade dos desenhos partiu exclusivamente de Marlon.

No ano seguinte ao de ser presenteado pelo Pró-Reitor de Graduação da USP, Marlon realizou o seu sonho de ser aprovado no curso de Têxtil e Moda. Já nos primeiros meses de curso, o aluno da EACH conquistou a oportunidade de expor o seu trabalho em um evento internacional promovido pelo curso de Têxtil e Moda.

A exposição de Marlon pode ser visitada até esta sexta-feira, dia 15 de abril, na parede do auditório Vermelho, entre 9h e 17h.

Confira todas as informações e a programação do evento.